Entenda Mais
Nós já apresentamos no artigo sobre Persona (se você ainda não leu, clique aqui) a importância de ter uma Persona definida diante da sua estratégia de comunicação, pois conhecer o seu público é o ponto de partida em busca do sucesso e também entender, que a ausência deste conhecimento pode ser prejudicial para a marca ao entregar o seu conteúdo para pessoas que não se interessam por ele.
E você deve estar pensando agora: mas, o que Persona tem a ver com o tema Jornada do Consumidor? E a resposta é: tudo! Quando se estabelece uma estratégia de vendas, você precisa determinar como o público irá conhecer a sua marca/empresa e como você irá vender os seus produtos. Mas qual é a chance desta estratégia dar certo, se você não conhece a sua Persona (público-alvo), não entende as suas necessidades, vontades e como pode se comunicar com eles? Entender sua persona é o ponto de partida para a Jornada do Consumidor.
O consumidor mudou:
Se anteriormente propagandas que passavam na televisão, tinham sucesso garantido, atualmente percebe-se um público mais restrito e questionador, levando em conta não só o nome da marca, como a qualidade dos produtos e os preços. Então, é necessário compreender quais são as etapas que fazem parte da dinâmica de compra, a fim de apresentar a empresa para o seu consumidor em potencial, conquistá-lo e por fim, realizar a venda.
Etapas da Jornada do Consumidor:
1 – Descoberta
A primeira etapa do processo da Jornada é a descoberta de um problema ou necessidade que o seu consumidor em potencial tenha, e como o seu produto ou serviço irá auxiliá-lo.
Exemplo: Antônio é proprietário de uma imobiliária e a fim de melhorar o relacionamento entre os funcionários, disponibiliza todos os dias um café de manhã para a equipe antes de começar o expediente, mas gostaria de otimizar o tempo gasto na preparação dos cafés.
A sua empresa oferece um buffet de café da manhã que é entregue no horário marcado, com a quantidade correta de alimentos por pessoa, através de um pacote mensal de pegamento.
2 – Consideração
Durante esta etapa o consumidor já entende qual é a sua necessidade e que existe alguém que tem possíveis soluções para aquela necessidade.
Exemplo: Antônio não quer cancelar os cafés da manhã, pois percebe a importância desta ação para a qualidade do ambiente empresarial, mas como ele mesmo é o responsável por comprar os alimentos para o café, muitas vezes acaba atrasando o horário destinado ao encontro. Então, percebe que contratar alguém que assuma esta responsabilidade pode reduzir o tempo perdido.
3 – Decisão
O consumidor se encontra na fase da decisão antes de realizar a compra. O mesmo, entende qual é a sua necessidade e já conheceu a sua empresa através dos canais de comunicação que oferece aos seus clientes.
Exemplo: Antônio nota que preparar o café para os funcionários diariamente pode ser trabalhoso e demandar um tempo que no caso, ele não tem. Através de conteúdos direcionados para a necessidade de Antônio, sua empresa irá apresentar os seus serviços para ele.
O que aprendemos com tudo isso?
Entendemos que independente do segmento em que você atua, o importante é você entender quem é a sua persona, suas necessidades, como você pode acompanhá-lo em sua Jornada e vender, é claro.
Gostaria de entender melhor sobre a Jornada do Consumidor? Entre em contato. Nós podemos te ajudar!