O investimento em uma consultoria de tráfego pago, pode te ajudar a potencializar todas as ações de captação de leads e organizar melhor seu orçamento. Isso acontece porque você estará deixando em mãos especializadas, as estratégias de marketing digital da sua empresa. E eles conhecem as melhores dinâmicas e ferramentas sobre os links patrocinados.
Dessa forma, seu investimento em tráfego pago vai alcançar mais pessoas e exigir menos tempo do seu trabalho, o que evita o desperdício de verba com a veiculação dos anúncios. Muito atrativo, não é mesmo?
Por isso, nesse texto, vamos te explicar a importância de uma consultoria de tráfego pago, quais são os serviços prestados e como escolher a mais adequada para sua empresa. Continue a leitura e descubra tudo!
O que é tráfego pago?
Todos os acessos a um blog, site, e-commerce ou qualquer página da internet que tenha recebido alguma verba, são chamados de tráfego pago. Com certeza, você já deve ter visto anúncios, também conhecidos como links patrocinados, enquanto estava navegando em alguma rede social. Esses anúncios podem ter tido diferentes CTAs (call to action), convidando-o para entrar em um site, baixar um aplicativo, acessar o marketplace ou curtir alguma fanpage.
Então, a partir do momento que o usuário clica nesse botão, o acesso é contado para o anunciante como tráfego pago. Além disso, em ferramentas como o Google Analytics, todo clique é mostrado dentro do tráfego social. Um outro ambiente muito conhecido pelos links patrocinados, é a primeira página de busca do Google.
Os links são baseados nas palavras-chave e são pagos para estarem no topo da página. Eles são diferentes da busca orgânica, onde as estratégias de SEO valem muito. Nas primeiras colocações, aqueles que aparecem com a palavra "anúncio" ou "ad", são os pagos. Logo abaixo deles, são os orgânicos que não pagaram para estarem lá.
Então, dependendo de qual você clicar, será contado como tráfego orgânico ou pago.
Qual é a diferença do tráfego pago e do tráfego orgânico?
O tráfego pago e o orgânico, hoje, são as duas principais formas de se conquistar cliques e acessos aos endereços eletrônicos de uma empresa na internet. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quando o assunto é esses dois modelos.
Por isso, separamos para você, algumas diferenças existentes nessas duas práticas, para te ajudar a entender da melhor forma possível esses conceitos.
Como o próprio nome já diz, o tráfego pago precisa de um determinado investimento para dar aquele “empurrãozinho”, fazendo com que a página on-line receba mais visitantes. Essa prática, no geral, é feita em forma de anúncios nos sites de busca ou com links patrocinados nas redes sociais.
Agora, quando falamos no modelo orgânico, temos uma prática que depende de um conjunto de fatores de longo prazo para assim, poder gerar um fluxo de visitas em um endereço digital, como por exemplo: textos de blogs, posts em redes sociais e outros.
Sendo assim, você pode perceber a diferença nesses dois modelos da seguinte forma: enquanto o tráfego pago traz resultados mais rápidos, o orgânico possui um processo mais lento. Pois, no pago, você cria campanhas de anúncio que fazem sua marca ser exibida em locais de destaque, e no orgânico é necessário a criação de conteúdos úteis e de forma frequente, gerando engajamento e relacionamento com o público.
Qual a importância do tráfego pago?
Atualmente, o tráfego pago tornou-se uma das formas mais rápidas de vender na internet, desde que você conheça bem as suas estratégias.Como citamos acima, diferente do tráfego orgânico, com o pago não é necessário esperar para ver resultados nas pesquisas dos buscadores.
Com essa prática, a sua marca garante destaque de forma imediata, o que disponibiliza para o seu negócio uma maior audiência e domínio sobre determinado produto.
Sendo assim, com o auxílio da publicidade paga, o seu negócio pode elevar ainda mais os resultados ao exibir anúncios que vendem mais.
Por que contratar uma consultoria?
Apensar do grande potencial que o tráfego pago traz, precisa-se dominar os processos, conceitos e atualizações para ter bons resultados. Isso não quer dizer que a criação de links patrocinados seja uma tarefa muito complexa; existem até, algumas ferramentas que oferecem insights que te ajudam.Mas, para alcançar seus objetivos, é preciso aprender sobre métricas, planejamento e algumas dinâmicas do marketing digital que acabam sendo difíceis para quem nunca teve contato com a área.
Um outro fator importante que pesa na hora da decisão, é a falta de tempo. Com uma consultoria, você não precisa se preocupar com isso, apenas gastar algumas horas para saber de atualizações sobre a campanha e brainstorming.
Conheça os serviços que são oferecidos por uma consultoria!
As consultorias de tráfego pago, são as principais responsáveis por aumentar os acessos no site dos seus clientes. Mas, para realizar essa prática da melhor forma possível, é necessário que esses profissionais ofereçam alguns serviços específicos.Geralmente, ao adquirir essa consultoria, você conta com cinco principais frentes:
• Alinhar todos os objetivos, para estabelecer as metas da compra de tráfego em conjunto com as estratégias de marketing digital;
• Criar os anúncios de acordo com os objetivos e o briefing, seguido pela ativação das campanhas estratégicas;
• Realizar a gestão das campanhas estratégicas, para otimizar o orçamento e render a maior exposição e alcance possível do público que interessa à empresa;
• Constantes atualizações e correções para as campanhas seguirem uma boa taxa de cliques e conversões;
• Analisar e mensurar os resultados por meio de métricas e relatórios comparativos.
Quais são os benefícios de contratar uma consultoria de tráfego pago?
- • Diagnóstico;
- • Fazer um plano de ação;
- • Organizar as campanhas;
- • Encontrar a audiência certa;
- • Segmentar os leads;
- • Criar e analisar métricas.
Por que investir em tráfego pago?
- 1. Divulgação de ações específicas: uma ação específica como, por exemplo, apresentar um novo produto ao mercado, exige respostas pontuais do público. Nesse caso, o tráfego pago impulsiona seus resultados, aumentando o número de pessoas que vão ter acesso ao anúncio.
- 2. Rápida visibilidade: o tráfego orgânico pode levar meses para alcançar um bom desempenho, mas o pago pode acelerar esse processo. Então, daí que surge sua importância para objetivos pontuais e ações ousadas. Assim, é possível conseguir milhares de vendas em uma semana, por exemplo. Dessa forma, uma campanha bem estruturada e voltada ao público correto, tem excelentes chances de atingir as metas em pouco tempo, podendo até ser estendida, caso tenha sucesso.
- 3. Aumentar a taxa de conversão: a taxa de conversão, nada mais é do que a porcentagem de cliques que concluíram a ação de interesse do seu anúncio. Para ter uma boa taxa de conversão, é essencial adequar todas as suas campanhas aos interesses do público, que são reconhecidos através das métricas. Então, nesse caso, uma consultoria personalizada ajuda muito.
- 4. Melhore sua reputação perante ao Google: para comparar a reputação dos sites, o algoritmo do Google considera muitos critérios, como o conteúdo relevante e as boas práticas de SEO. Um outro quesito, é ampliar os acessos do site através do tráfego pago. Pois, investir em um link patrocinado, não garante que o público vai clicar nele. Mas, a veiculação de mensagens de qualidade, chamando a atenção do público e relacionada com as palavras-chave, aumentam muito as chances de ter acessos.