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Identidade Corporativa: Seja único e agregue valor a sua marca!

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Identidade Corporativa: Seja único e agregue valor a sua marca!
Identidade Corporativa: Seja único e agregue valor a sua marca!
12/05/2020

Como uma agência de publicidade pode te ajudar a ser autêntico dentro do mercado

Vários fatores devem ser levados em consideração por uma agência de publicidade ou uma empresa quando se busca a consolidação de uma marca no mercado, seja ele digital ou não. Um dos mais importantes é a qualidade do relacionamento pós-vendas, mas o que destacaremos aqui, é do cuidado com a Identidade Corporativa, que faz o cliente associar alguns símbolos, cores e práticas à uma determinada empresa.


O que é Identidade Corporativa?

A Identidade Corporativa é algo que vai além do visual de uma empresa, ela está relacionada à sua cultura e organização É só analisar a identidade de uma pessoa, que é constituída pelo biotipo, seus valores, como ela se comporta em determinadas situações, como ela se relaciona, quando falamos em marketing digital, como ela se comporta no meio, e isso vale para as empresas também. O que compõe a identidade corporativa de uma empresa são as características essenciais que a diferenciam das demais no mercado, como: os seus valores, ações de endomarketing, a postura que ela adota em diferentes situações etc.

Toda empresa, independente do seu segmento ou tamanho, precisa de uma identidade bem definida e exclusiva, que determina a forma pela qual ela se apresenta publicamente e se relaciona. Construir uma Identidade Corporativa pode levar tempo de trabalho árduo, mas será um dos pilares de sustentação do seu negócio e irá garantir o seu espaço no mercado e na mente do seu consumidor, além de se tornar um valioso patrimônio da sua empresa. É aí que a agência publicidade pode te ajudar!

A importância da Identidade Corporativa

Uma Identidade Corporativa marcante e bem definida representa perfeitamente as intenções da empresa, tornando assim muito mais fácil a consolidação da sua imagem na mente do público e na fidelização de clientes, principalmente nos dias de hoje, em que os consumidores criam relações emocionais com marcas que possuem princípios semelhantes aos seus. Um exemplo é o aumento da procura por marcas de cosméticos que são Cruelty Free. Este é um dos traços da Identidade Corporativa que destaca muitas empresas das demais.

Entretanto, os consumidores não são os únicos que levam isto em consideração. Os fornecedores, colaboradores e investidores também analisam muito bem estes fatores, afinal, eles só irão criar parcerias com empresas que possuem valores parecidos com os seus. Voltando ao exemplo das empresas de cosméticos Cruelty Free, muitos fornecedores de matérias-primas e lojas revendedoras que são comprometidos socialmente com o meio ambiente e com a preservação priorizam seus relacionamentos comerciais com estas empresas que têm os mesmos valores que elas, pois a crueldade contra os animais é algo cada vez mais inaceitável e até punível.

Construir uma Identidade Corporativa sólida e colocar em prática os valores promovidos pela sua empresa, constroem uma boa reputação fazendo sua empresa sair na frente e destacar-se da concorrência. Por isso muitas empresas procuram agências de publicidade, com profissionais capacitados para construir uma Identidade Corporativa coesa e forte


Diferenças entre Identidade Corporativa e Identidade Visual

Algo que acontece com frequência é pensar que após criar toda a identidade visual da empresa, a identidade como um todo está definida, mas este é apenas um dos pontos dentro da Identidade Corporativa.

A Identidade Visual traduz os elementos da Identidade Corporativa da empresa nas peças de comunicação visual como logomarca, campanhas, PDV, mídias digitais, conteúdos gerados pela empresa e seus produtos, mas a Identidade Corporativa não é composta somente disso, nela também há práticas, valores e discursos.

Portanto, pode-se afirmar que a Identidade Visual faz parte da Identidade Corporativa de uma empresa e não que ela é a identidade corporativa.

Como criar uma Identidade Corporativa

Este processo exige dedicação e concentração, pois tudo precisa estar de acordo com a sua empresa. A agência de publicidade é especialista no assunto, por isso, para facilitar o entendimento, traduzimos isto em 4 etapas básicas:


1. História da Marca

A Identidade Corporativa sempre parte da história da marca e traz os elementos que inspiraram os fundadores a criar a empresa, além disso, há também, a sua trajetória no mercado, que como a nossa, é única, e isso contribui para a sua narrativa.

Quando a identidade visual, logotipo e slogan forem criados, eles devem traduzir a essência da empresa em cada detalhe como: cor, forma, símbolo e palavras, e tudo isso não é escolhido por acaso, mas baseado na narrativa da sua fundação, onde estão as ideias, valores e motivações para a criação desse negócio.

Por isso é importante começar com a linha do tempo da sua empresa, pensando bem na sua trajetória e como você irá contar essa história.


2. Identidade Visual

A Identidade Visual é um conjunto de elementos que representam a estética da sua empresa, uma combinação de símbolos, formas, tipografias, layouts e cores. Este elemento é importante para definir como a sua marca será aplicada nos diferentes meios off-line e on-line, além de apresentar no Manual da Identidade da Marca, todas as suas variações, formas e proibições de uso etc.

Os elementos que não podem faltar em uma Identidade Visual são: logotipo, paleta de cores e tipografia, pois tudo isso dará personalidade para sua empresa e chamará a atenção do público.


3. Público-Alvo

O próximo item é o público-alvo. É importante levá-lo em conta, pois ele contribui para a Identidade Corporativa da empresa. Para definir melhor o seu Target é importante que você defina a Persona, assim você vai entender a fundo o seu público potencial e conseguirá pautar nele a identidade da sua empresa, afinal, eles precisam entender a sua mensagem e compreender a marca como um todo.


4. Linguagem

Por fim, este é o momento de definir como você vai se comunicar, o tom das mensagens, vocabulários e expressões, ou seja, como a sua marca vai falar com o público.


Agora você sabe a importância e o valor de uma Identidade Corporativa e como criá-la da forma correta. Ela serve para te dar mais destaque dentre a concorrência, por meio da personalidade e valores da sua marca, além de deixar clara as intenções da sua empresa. E ao fazer isso, você cria uma identidade que pode inspirar pessoas, fazendo com que elas se relacionem com a sua marca e os seus produtos. Melhorando o relacionamento com o cliente, a comunicação interna e externa, você também transmite a cultura da sua empresa. É isso que a faz se destacar e sair na frente. Então, invista na Identidade Corporativa, agende uma reunião com a nossa agência de publicidade full-service e vamos fazer uma parceria, para ampliar os seus negócios!


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