O Segredo da Tipografia - Posts Alquati
Blog

O Segredo da Tipografia

O Segredo da Tipografia

Quando falamos sobre o design de um material gráfico ou online, um dos pontos mais importantes que são levados em consideração é a Tipografia (ou fontes de letras). 

A tipografia no design gráfico é extremamente importante, já que aliado a imagem e cores, são as fontes de letras que terão a função de garantir que a mensagem desejada seja passada ao receptor, de forma correta e com o impacto desejado.

Origem Tipografia:

O termo Tipografia surgiu no século XV, criado na revolução da imprensa por Gutenberg (em que materiais escritos começaram a ser produzidos em uma maior escala e não mais manualmente um a um). A partir desta época e com a evolução da impressão através de máquinas e computadores, a definição de tipografia/fonte deixou de ser “a arte de imprimir os tipos”, para ser também produzir os tipos (tipografias)

Tipos:

As opções mais comuns das tipografias são: negrito, itálico e sublinhado incluindo a variação de altura, espessura e largura. Outro grupo básico são as tipografias serifadas, sem serifa, cursiva e fantasia.

Mas o mercado de tipografias continua se reinventando, então atualmente existe uma variedade incalculável de fontes disponíveis para download na internet, sendo utilizadas, alteradas, ou criadas neste mesmo momento, que você está lendo este texto.


Serifada e sem Serifa 

Fantasia 


Cursiva  

Qual é o cuidado na hora de escolher a tipografia?

Como pontuamos no início deste texto, a tipografia é uma, senão a mais importante ferramenta de compreensão de uma mensagem que está sendo passada. Dependendo do tipo de comunicação e objetivo que está sendo empregado, deve ser escolhida uma fonte que potencialize e corresponda à necessidade de comunicação. Por exemplo: Imagine uma placa de trânsito de PARE. Como ela é?


1 – Em um formato diferenciado que cause estranheza ao seu olhar.

2 – Na cor vermelha – representando atenção e cuidado.

3 - Utilizando uma tipografia séria, sem serifa e direta.



Agora imagine esta mesma placa, com o PARE escrito com uma tipografia fantasia e divertida. Haveria o mesmo impacto na comunicação?


Por este exemplo citado acima e tantos outros que poderíamos destacar, potencializamos a importância e cuidado que se deve ter ao escolher uma tipografia. Mas se você tiver alguma dúvida, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar, entre em contato.


Solicite um Orçamento