27/03/2020

A influência do Marketing Digital

Intenção é auxiliar as empresas a utilizarem as ferramentas online

Às vezes a única coisa que a gente precisa é de um conselho sobre que rumo tomar, seja para o trabalho, um projeto, vida pessoal etc. Com as empresas, ocorre o mesmo em alguns momentos. Alguém de fora precisa olhar o que está acontecendo e ajudar a arrumar a casa. Nessa hora, entram em ação os consultores e, no caso da comunicação, a consultoria de marketing digital.

Essa é uma peça muito importante para quem quer criar ou rever um planejamento de marketing.

É claro que não adianta só ter boas ideias e não colocá-las em prática, então é importante que essa consultoria venha de dentro de uma agência full service. Com esse hub de especialistas, é possível ter uma consultoria completa e com profissionais qualificados para executar todos os planejamentos criados durante o trabalho.

Mas agora vamos, de fato, falar sobre como tudo isso funciona.


Como trabalha uma consultoria de marketing digital

Como qualquer consultoria, a de marketing digital serve para dar conselhos, apontar falhas e ajudar os negócios a criarem estratégias para alcançarem seus objetivos.
Ela pode ser feita por um profissional ou por uma equipe completa, dependendo das necessidades e urgências de cada negócio.

Resumidamente, esse trabalho segue algumas premissas.
São elas:

• Entender o negócio, com seus valores, missões e propostas;
• Fazer o mesmo com tudo o que envolve a presença da marca no mundo digital;
• Diagnóstico de tudo que precisa ser criado, mudado, excluído ou melhorado;
• Indicação dessas mudanças dentro de planejamento de marketing de digital para curto, médio e longo prazo.

Todo esse processo vai ser capaz de identificar quais métricas, indicadores e outros pontos podem ser melhorados. Para isso, usa diferentes ferramentas e técnicas.
Entre eles:

• Análise de público-alvo e personas;
• Planejamento de campanhas;
• Adaptação de canais e estratégias;
• Monitoramento de resultados;
• Benchmarking.

O importante é que a consultoria de marketing digital consiga tirar sua empresa, suas equipes e, principalmente, seus objetivos, da zona de conforto.


Por que procurar esse serviço?

Por mais que pareça que os funcionários enxergam todos os problemas o tempo todo, não é sempre assim. É claro que eles são parte fundamental no processo, pois estão dentro de suas equipes e sabem muito bem o que fazem, o que está dando certo ou não. Mas justamente por estarem dentro do olho do furacão, às vezes fica difícil enxergar o real problema. Um detalhe pequeno pode ser o vilão de todo um processo enorme e, como é feito todos os dias da mesma forma há muito tempo, pode ser que passe despercebido para a maioria das pessoas.

Quando a consultoria chega, de fora, aquilo pode ser gritante e já será rapidamente sanado.
Essa visão geral do negócio que a consultoria de marketing digital consegue ter é a principal arma para enfrentar os problemas de qualquer empresa. Pelo menos no que diz respeito às vendas, comunicação e até na relação entre marketing e comercial – o que impacta direto nesses resultados – com o já conhecido vendarketing.

Dentro deste diagnóstico, algumas situações bem peculiares podem aparecer e são cruciais para o desempenho dos negócios.
Algumas delas são:

• Quais as palavras-chave que mais atraem leads para o site? Elas estão sendo usadas ou negligenciadas?
• Qual tipo de material gera mais engajamento entre suas personas?
• Por que as pessoas abandonam seu carrinho de compras no seu ecommerce?

É claro que existem muito mais problemas, mas esses são bem comuns e podem estar acontecendo com sua empresa também.

Ter essa consultoria pode mostrá-los com mais clareza, mesmo que pareçam óbvios algumas vezes. Lembrando que é sempre importante ter uma equipe que já possa corrigir os erros na sequência, o que torna tão bacana ter uma consultoria já dentro de uma agência especializada.


Mais razões para buscar uma consultoria em marketing digital

São muitos os motivos pelos quais é interessante ter um consultor apoiando seu negócio na hora de criar ou rever suas estratégias digitais, mas ter um especialista nesse universo talvez seja o principal fator para contar com esse serviço.

Vale lembrar que a consultoria não é exclusiva, então, diferente de suas equipes, que estão imersas no negócio, ela tem uma visão ampla de mercado. Com isso, também tem experiência em muitas campanhas, de vários tipos, sabendo qual é a melhor opção para o momento e os objetivos de sua marca.

Isso também gera economia, já que não há refação e nem tempo perdido com campanhas ineficazes. Trabalhando em conjunto já com os profissionais que irão aplicar essas análises no dia a dia, o tempo e dinheiro consumidos são muito menores e mais assertivos.