24/02/2021

5 Vantagens de investir no marketing digital

A internet transformou as formas de consumir produtos. Com uma pesquisa rápida, é possível encontrar milhares de ofertas imperdíveis. Nessa realidade, as empresas precisam investir cada vez mais em marketing digital para serem vistas e consumidas.

Quer saber como investir em marketing digital? Antes de tudo, para começarmos esse texto, você precisa entender um pouco mais sobre o que é marketing digital, e qual a sua importância na atualidade, com o aumento do uso das redes sociais.

O que é marketing digital, e por qual motivo devo investir nessa estratégia?

Esse tipo de marketing consiste nas ações que uma marca realiza no ambiente digital para atrair clientes.

Usando várias mídias e acompanhando a trajetória de compra do consumidor, é possível pensar nas melhores estratégias para conseguir conversões.

O marketing sempre esteve presente na história da humanidade. O marketing digital é um novo desdobramento dessa história, pois, aplica velhos e novos conceitos à internet, ferramenta que faz parte da vida da maioria das pessoas e diminui distâncias.

Por isso, o consumidor não precisa mais se dirigir a uma loja física para comprar algo específico. Ele pode navegar pela web conferindo diversas ofertas e se decidir pela que mais o atrai.

Diante dessa realidade, as empresas se viram obrigadas a repensar antigas estratégias de marketing. Por isso, o marketing digital é tão importante hoje em dia.

Com as frequentes mudanças que o meio digital vem sofrendo, o Marketing Digital se tornou a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. Então, não perca mais o seu tempo com estratégias que não te levam a lugar nenhum; invista agora em marketing digital e aumente as vendas do seu negócio.

Como saber se a sua empresa precisa investir em Marketing Digital?

Não podemos negar que uma dúvida muito comum entre a maioria dos gestores e donos de empresas, é saber se o seu negócio precisa investir ou não em uma estratégia de Marketing Digital.

Apesar dessa prática não ser mais uma novidade em nosso país, muitas organizações mantêm ações isoladas na internet. Criam perfis nas principais redes sociais, site e postam conteúdos exclusivos sobre seus produtos ou serviços.

No entanto, entrar para o meio digital e destacar a sua marca, não é tão simples como muitas pessoas fazem parecer.

Para garantir posicionamento, é necessário criar uma estratégia para ganhar notoriedade, gerar leads e conquistar novos clientes.

Sendo assim, se a sua empresa se encontra nessa situação, precisamos te dizer que esse é o sinal para você saber que está precisando investir em Marketing Digital.

5 vantagens de investir em marketing digital.

Cada vez mais se escuta falar em Marketing Digital e a tendência é que esse termo fique ainda mais popular ao longo dos próximos anos.

Com um número tão expressivo de consumidores on-line, estar presente na internet já se tornou um ponto básico para qualquer negócio.

Então, conhecer as vantagens que têm feito dessa prática tão popular nos dias de hoje, é de extrema importância. Confira abaixo alguns benefícios que investir em Marketing Digital pode te oferecer!

1 - Conhecer e segmentar o público

O número de ofertas disponíveis na web faz com que, atingir um número muito grande de pessoas seja mais difícil.

Por outro lado, alcançar nichos não só é possível, mas, também preferível.

Quando você conhece seu público-alvo e o segmenta em grupos fica mais fácil identificar as demandas de cada indivíduo.

Entretanto, é possível fazer isso por meio da combinação de dados do usuário, como no Twitter Ads.

A experiência das pessoas na internet dá informações para que o conteúdo oferecido seja cada vez mais personalizado.

2 - Ter presença online

Investir em presença online é fundamental se a empresa quer ser encontrada com facilidade na internet.

Sites e redes sociais são os cartões de visitas das marcas. É por meio desses dois canais que os clientes conhecem seu trabalho e conferem suas ofertas.

É o chamado inbound marketing, onde o consumidor vai até a empresa e não o contrário.

Estamos em uma época em que negócios tendem a humanizar seu contato com os consumidores a fim de criar um vínculo maior com eles.

Pelo Twitter, por exemplo, é possível saber que tipo de pessoas estão falando sobre a marca, quais são suas opiniões e o que elas querem saber sobre o produto ou serviço.

Então, ter uma presença relevante nesses meios garante mais informações sobre a experiência do consumidor e, por consequência, mais ideias sobre como atingi-lo.

3 - Investir em marketing de produção de conteúdo

Não basta pensar apenas em uma presença nas redes sociais se a marca não tem o que dizer.

Para isso, o ideal é investir em marketing de conteúdo por meio de blogs vinculados ao site da empresa, por exemplo.

Os conteúdos devem trazer informações relevantes relacionadas ao que é oferecido. Assim, a marca constrói autoridade no mercado e aumenta o número de acessos em seu site.

Para maximizar a relevância do conteúdo, é possível usar as estratégias de SEO:

• De pesquisas de palavras-chave;

• Em títulos;

• Meta-descriptions;

• URLs;

• Escrever textos com parágrafos curtos;

• Conseguir backlinks;

• Obter buscas diretas.

Contudo, todos esses fatores melhoram o posicionamento e a autoridade das páginas nos mecanismos de busca.

Usar essas estratégias significa promover seu conteúdo com mais eficiência na internet.

4 - Conseguir clientes fidelizados

Um dos pontos mais efetivos do marketing digital é a hora de fidelizar o cliente, ou seja, garantir que ele ou ela vai consumir seu produto de novo.

Manter contato com a pessoa por meio de redes sociais, blog ou e-mail marketing é um bom caminho para assegurar que vai haver novas compras.

Investir em ofertas personalizadas pelo e-mail ou pelo Instagram Ads, por exemplo, é um grande diferencial porque demonstra seu apreço pelo sucesso do cliente.

Essas ofertas podem ser tanto de produtos semelhantes aos que foram comprados, quanto de produtos complementares. O importante é oferecer bens de acordo com os interesses daquele público-alvo.

5 - Concorrer com empresas maiores

Ao contrário do marketing offline, que é mais caro e inacessível, o marketing digital possibilita que empresas de diversos portes concorram em condições semelhantes com empresas maiores.

Para investir em anúncios na TV, rádio, revistas e outdoors é preciso um investimento considerável e, além disso, a garantia de que o produto anunciado é interessante para uma parcela expressiva de pessoas.

Por outro lado, o custo de anunciar no Twitter, Facebook e Instagram é bem mais baixo e possibilita que a marca trabalhe os nichos de consumo.

Nesse contexto, fica mais fácil conseguir uma posição relevante no mercado a partir de investimentos menores.

Afinal, vale a pena investir em Marketing Digital?

Com o decorrer desse conteúdo, temos certeza que você já entendeu a importância de investir em Marketing Digital.

Esse, sem dúvida é o primeiro passo para fazer com que o seu negócio decole de forma saudável, já que conquistar relevância dentro de um mercado tão competitivo, é a chave para o sucesso.

Então, acredito que agora você já tem a resposta para sua pergunta. Investir em Marketing Digital, vale a pena!

Como trabalhar com o marketing digital?

Antes de pensar em investir em marketing digital, é preciso saber como trabalhar com esse ramo do marketing.

Para trabalhar com Marketing Digital, é necessário ter um conjunto de habilidades específicas.

A primeira característica necessária, é conhecer muito bem a área digital, para compreender como funciona uma estratégia elaborada para a internet. Entretanto, é muito importante estar apto a mudanças, já que o mundo digital está sempre em constante transformação.

E por último, é de extrema importância conhecer as principais ferramentas de marketing digital, algumas delas são ferramentas de SEO, edição de imagens ou até mesmo de análises de dados; o importante é ter conhecimento em algumas delas.

E aí, prontos para investir em marketing digital?

Então, se você tem interesse em investir em marketing digital, para crescer no meio tecnológico, dê uma olhada em nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos que possam te ajudar com isso.

Lá, você encontrará tudo o que precisa para mudar o seu empreendimento para melhor!

Hoje encerramos por aqui. Até a próxima!