A Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, é um conjunto de estratégias e métodos usados para melhorar o posicionamento (ranking) de sites na listagem de resultados naturais (orgânicos) das ferramentas de busca, como Google e Yahoo!, e é uma ferramenta importante de marketing para a Internet.
Embora somente quem trabalha em uma ferramenta de busca, como o Google, tenha conhecimento dos seus algoritmos, é possível identificar padrões de comportamento e deduzir algumas regras utilizadas por eles. A isto chamamos engenharia reversa e a otimização de sites fundamenta-se nestas deduções.
O que são resultados orgânicos?
Os resultados orgânicos são aqueles que não são pagos, ou seja, são baseados na relevância do conteúdo de um site e em sua popularidade para cada palavra-chave pesquisada. O SEO, portanto, trabalha para que seu site apareça nas melhores colocações de resultados orgânicos em sites de busca .
Segundo estudos, 73% dos usuários preferem clicar num resultado de busca orgânica do que em links patrocinados, porque acreditam que a busca natural é mais confiável. Além disso, segundo o IBOPE, 36% das pessoas acreditam que a empresa no primeiro lugar do Google na busca orgânica é a empresa líder daquele segmento. Há dados que demonstram que 85% das compras em e-commerce foram influenciadas, direta ou indiretamente, pelo Google.
De um modo geral, são três os fatores que definem o posicionamento de um site nos resultados de busca:
1. Design: o modo como o site foi desenvolvido é o principal fator que determina se um site será ou não indexado pelas ferramentas de busca. O design de um site corresponde a sua programação, arquitetura e hierarquia de informação, hospedagem (servidores) etc.
2. Conteúdo: a qualidade do conteúdo de um site, independente de ser textual ou gráfico é o que garante ele será classificado e consequentemente bem posicionado nos resultados de busca. O conteúdo de um site manipulado para ser mais atraente para as ferramentas de busca, porém, com as recentes mudanças nos algoritmos dos principais buscadores, é altamente recomendado que todo o conteúdo seja simplesmente acessível, relevante e único.
3. Popularidade: a autoridade de uma página sobre um assunto é determinada pela sua popularidade. Esta popularidade é definida tanto pelo número de links, quanto pela quantidade de cópias ou referencias textuais de diferentes páginas, com assuntos relacionados, para uma única página. Vale observar que a popularidade pode ser herdada ou transferida, mas ela só vale para páginas e não para sites.
Conhecendo esses algoritmos e códigos dos buscadores a Alquati desenvolveu um processo de otimização de sites onde diversos itens importantes e pertinentes para a indexação dos Sites de nossos clientes são modificados, adaptados, inseridos ou até excluídos. Com essas alterações implementadas os Spiders começam a indexar o Website para o conteúdo desejado. Na teoria parece bastante fácil, mas na prática temos diversas variáveis que precisam ser observadas bem como estratégias de conteúdo e palavras-chave traçadas para maximizar o resultado gerado pelo trabalho de SEO.