12/03/2019

O que é Persona e Como Fazer a Sua!

Quando se tem uma empresa, o ponto de partida em busca do sucesso é conhecer quem são os seus clientes e como atingi-los, o conhecido público-alvo, e com certeza saber para quem você vende é o melhor jeito para se vender. Mas, você sabia que existe uma técnica de garantir ainda mais sucesso na hora de conhecer mais a fundo os seus clientes? Não? Então nós te apresentamos a Persona.

O que é Persona?

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, cria-se um perfil baseado em dados reais, comportamento, informações demográficas, histórias, objetivos, preocupações e desafios pessoais. Também conhecido como Buyer Persona, a técnica cria um perfil que represente seus consumidores em potencial, assim é possível enviar a mensagem certa para as pessoas certas.

Por que criar uma Persona?

Sem ter uma Persona definida, a sua estratégia de comunicação pode falhar. Já que se corre o risco de entregar o seu conteúdo, para pessoas que não se interessam pelo segmento da sua empresa. Ou seja, a partir da Persona você pode: Determinar quais os conteúdos que precisam ser produzidos e que trazem retorno, ajudar na definição de estratégia (online ou offline), período de campanha etc.

Como construir uma Persona?

Não se preocupe, estabelecer uma Persona não é um “bicho de sete cabeças como parece”, e para te ajudar, vamos definir alguns tópicos que devem ser preenchidos:

• Sexo – (feminino, masculino ou agênero)

• Idade – (faixa etária)

• Localização (cidade, estado e país)

• Hábitos – (hobbies, rotina, locais que frequenta)

• Cargo – (profissão e empresa)

• Poder de compra (valor aquisitivo)

• Estilo de vida – (estilos de alimentação, exercícios e crenças)

• Frustrações – (quais são as necessidades dele, que a sua empresa pode suprir)

• Quais mídias utilizam – (online e offline)

• Quem os influencia – (figura pública, recomendação de conhecidos etc.)

• O que define sua decisão de compra (valor, qualidade, exclusividade ou variedade)

Qual é a diferença entre Persona e Público-Alvo?

Ainda pode não ter ficado claro, qual é a diferença entre os dois termos. E é importante saber, que ambos são importantes no momento de definição do público, mas também que Persona e Público Alvo não são a mesma coisa:


Público-alvo: Homens e mulheres com moradia em Indaiatuba/SP, de 18 a 35 anos, solteiros, interessados em automóveis, com renda média mensal de R$ 2.500 Interesse em viagens de carro e trilhas.


Persona: Gustavo (nome que daremos a persona), 25 anos, mora no bairro Vila Furlam em Indaiatuba/SP, tem uma namorada de 21 anos e se interessa por carros de modelos mais esportivos como Jeep e Picapes, gosta de viajar de carro para lugares onde pode encontrar natureza. Trabalha como arquiteto para um escritório localizado em Campinas/SP. Possui um carro sedam, mas busca trocar por um carro mais esportivo até o fim do ano de 2019. Sua renda mensal é R$ 5.500,00 e realiza compras online com grande frequência. Acessa Facebook, Instagram, E-mail e WhatsApp pelo celular, restringindo o computador apenas para o trabalho.


A partir dos exemplos acima você deve ter percebido que a Persona oferece informações mais aprofundadas que o público-alvo, assim a mensagem oferecida pela sua empresa pode atingir exatamente o seu público ideal.


Teria mais alguma dúvida de como estabelecer a sua persona? Entre em contato com a nossa Agência de Publicidade, pois nós podemos te ajudar!