28/07/2020

Marketing sensorial: o marketing dos sentidos

Dentre as inúmeras estratégias de Marketing, temos uma que tem como objetivo utilizar os 5 sentidos do corpo humano para atrair os clientes e gerar mais vendas, o famigerado Marketing Sensorial. Por meio dele exploramos tato, paladar, audição, visão e olfato do consumidor ou cliente potencial, oferecendo uma experiência muito mais impactante na hora da compra. Mas vamos ver o que exatamente é o Marketing Sensorial, como ele funciona, suas aplicações e alguns exemplos desta estratégia.


O que é o Marketing Sensorial

O Marketing Sensorial é uma das inúmeras estratégias de marketing, o seu objetivo é estimular os cinco sentidos do homem, escolhendo os que mais estão ligados ao seu produto ou negócio. Os 5 sentidos são os famosos:

• Olfato

• Paladar

• Audição

• Visão

• Tato

A ideia de estimular estes sentidos não é pura e simplesmente vender, mas sim despertar a necessidade da compra a partir de estímulos que oferecem uma experiência de bem-estar e incita o desejo e impulso. Mas como funciona este estímulo na prática? Simples, veja:


Olfato

O olfato é muito poderoso na hora de construir essa experiência sensorial ou “personalidade sensorial” da sua marca, pois a partir de cheiros você pode remeter a lembranças. Além disso, os aromas podem evocar sensações como: fome, alegria, criatividade, relaxamento etc.

Exemplos comuns são os segmentos alimentícios como padarias onde o local todo possui o cheiro característico dos produtos quentinhos saídos do forno. Mas você ainda pode trabalhar com aromas, mesmo se sua marca não trabalha com alimentos. Um exemplo clássico disso é a famosa marca de sandálias Melissa, que desde o produto até às lojas possuem o característico “cheirinho de chiclete” que muitos já associam a marca que marcou a infância e adolescência de muitas garotas pelo Brasil. Além disso, esse cheirinho foi feito para remeter jovialidade.


Paladar

O paladar é outro sentido em que vale a pena investir pois quando estimulado da maneira correta, o bom humor do seu cliente está garantido! Você pode fazer isso oferecendo degustações de alguns produtos de sua loja, por exemplo: se você vende chocolates artesanais, deixe alguns pedaços do seu carro chefe para degustação. Se você comercializa roupas com uma temática mais praiana ou roupas finas, aposte em coquetéis ou champagne. Estimular o paladar faz com que o cliente permaneça mais tempo em sua loja e saia dela com uma experiencia positiva.


Audição

Estimular a audição serve para tornar a experiência dentro da loja em algo muito mais agradável e faz o cliente ficar mais imerso no seu ambiente, por isso, é importante avaliar o volume e a disposição das caixas de som, para que em todo o local a música seja ouvida de maneira uniforme.

Atualmente, muitos comércios de roupas estão investindo nas famosas playlists pois elas ajudam a criar a atmosfera da loja. Um exemplo claro disso é a Farm Rio que possui uma playlist focada nos maiores sucessos da MPB, Tropicália, Samba, Bossa Nova e Pop nacionais, fazendo com que os clientes tenham essa experiência de sentir-se no Rio de Janeiro, principalmente, aliada ao cheiro de praia que tem na loja. Por isso, a audição junto com o olfato são uma excelente ferramenta de associação subjetiva.


Visão

A visão é um sentido poderosíssimo, principalmente quando trabalhado juntamente com o reconhecimento de marca. Se você se lembra dos conceitos de Identidade Visual vai se lembrar que toda marca possui uma combinação de cores, tipografia e elementos únicos, e isso deve ser levado para a sua loja. Dentro dos estímulos desse sentido podemos colocar a iluminação, cores utilizadas, posicionamento dos produtos e o vitrinismo. Para ilustrar melhor: a John John é uma grife brasileira, com um visual urbano, rocker e noturno. Sendo assim, suas lojas usam cores fortes e escuras, predominantemente o preto, tons de madeira e metal, a iluminação é feita com lâmpadas amarelas que lembram os camarins ou bares de rock. Além disso, dentro das lojas os displays são ousados e se utilizam de formas e materiais diferenciados, como uma cama que foi usada para expor peças de roupas. Tudo isso traduz o a identidade visual da John John. Então, quando o cliente entra em uma loja com estas características ele logo associa à grife.


Tato

O tato é um pouco mais complicado de ser explorado, mas muitas vezes isso acontece por acaso. Como assim por acaso? O simples contato com o produto é importante, principalmente para determinados produtos como automóveis ou móveis. Você não vai comprar um sofá desconfortável, mas como você saberá se ele é bom se não tocar? Este é o ponto da estimulação do tato. Outros exemplos são salas de espera, que precisam ser aconchegantes, ou provadores que precisam ter um espaço confortável. Uma empresa que se utilizou do tato para trazer uma experiência positiva dentro de loja foi a rede Decatlhon onde você pode testar os produtos ali no interior da loja, ou seja, você pode andar em uma bike, patins, patinete e skate para ver se sente-se confortável e ainda trazer uma experiência positiva.


Os benefícios do Marketing Sensorial

Como você pode ver, o Marketing Sensorial é uma estratégia que explora a marca e os produtos além do óbvio, além de oferecer experiências genuínas e positivas ao cliente com a sua marca, mas além disso, podemos listar benefícios como:

• Fideliza clientes à marca;

• Atrai novos clientes;

• Desenvolve e fortalece a identidade da marca de maneira única;

• Incita o desejo de compra no cliente sem precisar de abordagens invasivas;

• Cria um vínculo com o cliente.

Enfim, o Marketing Sensorial é todo voltado para apresentação da marca e produtos de uma maneira exclusiva e inovadora que firma seu produto no mercado e cria uma experiencia única e agradável para o consumidor, o que faz com que ele associe sua marca à uma boa vivência. Além disso, é uma estratégia que eleva o status da sua empresa ou loja fazendo ela ficar à frente da competição.

Agende uma reunião com a nossa agência de publicidade para te ajudarmos a criar essas experiências únicas!