21/05/2020

Marketing Promocional: Como melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor!

Hoje um dos grandes desafios para os profissionais de Marketing, agências de publicidade e para as empresas é gerar resultados satisfatórios, atrair novos clientes e fidelizar os que já são clientes de modo inovador. Por isso, uma aposta é investir em ações que aproximem ainda mais os consumidores da sua empresa, mas como? Bom, dentro das várias estratégias para divulgar uma marca ou produto temos uma cujo foco é melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor e atrair novos clientes, oferecendo uma experiência direta com a marca, o Marketing Promocional, e é sobre ele que vamos falar aqui neste artigo.


O que é o Marketing Promocional?

Há vários conceitos para definir o que é o Marketing Promocional, mas a AMPRO - Associação de Marketing Promocional nos oferece uma definição de fácil entendimento que engloba os principais objetivos desta técnica:

“Atividade do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização.”

Podemos afirmar que o Marketing Promocional é um conjunto de técnicas e ações que tem como objetivo construir uma marca, aumentar o número de vendas, atrair e fidelizar clientes. Ele pode ser utilizado tanto no âmbito offline como no Marketing Digital. Dentro das técnicas de Marketing Promocional temos: Brindes, Experimentação, Oferta, Promoção, Sorteio, Concurso, Campanhas Promocionais Interativas, entre outras ações.

Entretanto, para que ele funcione é importante determinar um objetivo claro para sua ação. Afinal, o objetivo altera a estratégia utilizada, pois algumas das técnicas são melhores para determinados objetivos e este é o trabalho de uma agência de publicidade, alinhar a melhor técnica de acordo com os objetivos.


Quais os benefícios que o Marketing Promocional oferece para sua empresa

Agora que você sabe o conceito de marketing promocional e o que ele faz, vamos falar dos benefícios dele para sua empresa e marca. Sabemos que o objetivo principal é promover a marca, mas há muitos outros benefícios como:

Atrair novos clientes: com o mundo digitalizado, o custo para obter novos clientes é um ponto importante, pois o cenário ideal é conseguir divulgar a empresa ou produto gastando menos e obtendo um ROI (retorno de investimento) maior. Com o marketing promocional isto se torna possível, com a divulgação espontânea e autêntica do seu produto para os consumidores.

Fidelização de clientes: além de captar novos clientes as estratégias de Marketing Promocional funcionam para, também, cuidar daqueles que já compram seus produtos ou serviços, por meio da oferta de uma experiência única no processo de transação, podendo ser a entrega de um brinde exclusivo ou uma amostra de produto. Isso mostra que você se importa com os interesses do seu consumidor e o aproxima da sua empresa.

Diferencial: O seu Marketing Promocional pode ser a chave para você se diferenciar das demais empresas dentro do mercado, então seja criativo em sua ação promocional. A distribuição de brindes e amostras também é muito válida, como afirma um estudo da PiniOn, onde ela mostra que 57% dos consumidores comprariam uma marca concorrente se fosse oferecido um bride atrativo.


Aplicações do Marketing Promocional

Para que a sua ação promocional seja bem sucedida, é importante que os profissionais da agência publicitária elaborem um Planejamento de Ação Promocional. Nele estarão detalhados os objetivos da ação de maneira clara e concisa, qual o público alvo da ação e aqui é importante que sua empresa tenha uma persona bem definida para saber qual a ação mais apropriada para obter os melhores resultados e por fim qual ação promocional será executada e como ela será realizada nos mínimos detalhes, isto inclui regulamentos, regras e dependendo da ação um estudo do ambiente político legal pode ser necessário.

Com a digitalização, o Marketing Promocional é uma ferramenta muito valiosa, pois ela pode tornar menor a distância entre o cliente e a marca. Isto pode ser feito através de sorteios, concursos criativos, campanhas promocionais interativas que podem acontecer por meio de lives em tempo real e entrega de brindes ou amostras ao realizar uma compra acima de um determinado valor. As ofertas ou sales e a redução do frete, quando bem divulgados são uma ótima maneira de captar novos clientes, pois muitos deles compram porque adoram ter a sensação de que fizeram uma compra inteligente e isto pode ser uma oportunidade.

Vejamos um exemplo de aplicação bem sucedida: muitos conhecem a FEBRE dos Geloucos da Coca-Cola, eles estouraram em 1997, mas é um excelente exemplo de ação promocional bem sucedida. Para participar da ação era preciso juntar dez tampinhas de metal ou cinco de plástico e trocar por um envelope que continha dois Geloucos e um card adesivo. Essa ação gerou uma repercussão tão alta que foram lançados os Geloucos Rockeiros e Geloucos Cósmicos no ano 2000.

Portanto investir no Marketing Promocional é uma excelente estratégia se você quer se aproximar do seu público-alvo e se destacar da concorrência. Seja criativo e proporcione uma experiência única para os seus consumidores que ela vai ajudar a consolidar sua marca e trará novos clientes até você. Marque uma reunião com a nossa agência de publicidade e te ajudaremos a elaborar ações de Marketing incríveis para sua empresa!