04/06/2019

O que é Marketing de Guerrilha?


Um nome: Jay Conrad Levinson, o criador do termo Marketing de Guerrilha nos anos 70.


Um conceito: uma estratégia não convencional, que traz os melhores resultados a partir de recursos escassos, tudo para resistir a um “inimigo mais forte”. A trincheira varia: da rua à internet.


A arma? Criatividade.  


Nas décadas de 70 e 80, o movimento de guerrilha no Marketing, surgiu como necessidade para as pequenas empresas ao se depararem em um mercado dominado pelas grandes, o tal do “inimigo mais forte”. 


Com o tempo, até mesmo as maiores empresas foram conquistadas pela ideia, afinal “pensar fora da caixinha” sempre foi o grande mote por traz da Publicidade. E sempre será.


  “Street Marketing” ou marketing de rua, “Adverteinment”, “Branded Content Marketing”, entre outros, surgiram a partir dessa mesma ideia de inovação e potencial de viralização. Mas são assuntos para outros dias...





DICAS RÁPIDAS PARA UM CASE DE SUCESSO:

- PLANEJAMENTO:

Conhecer bem sua audiência, se manter fiel à identidade da marca, pensar nas plataformas e canais estratégicos e fazer parcerias com outras marcas.


- CRIAÇÃO:

Autenticidade, criatividade, pensar nos assuntos do momento e interatividade. O foco é provocar emoções no seu público alvo. 


- ANÁLISE:

Potencializar, divulgar e fomentar engajamento com o conteúdo, pensando na capacidade de viralização, e por fim avaliar os resultados.


A ALQUATI E O MARKETING DE GUERRILHA

Um time antenado com as últimas novidades do Brasil e do mundo, a Alquati está preparada para pensar em ações inovadoras que tragam um brilho a mais para sua empresa. Nosso CEO, Richard Alquati, gosta sempre de citar Henry Ford  “Ainda que eu tivesse apenas um dólar, investiria em propaganda. ”