12/04/2021

5 ações de marketing gastronômico para valorizar e divulgar seu estabelecimento

Os negócios de alimentação estão entre os 10 mais abertos no ano de 2020.

E a pandemia teve influência direta nisso: ela provocou o aumento no delivery e fez crescer o número de novos negócios que não possuem espaço físico, mas, que fazem entregas.

Tudo isso fez crescer o número de opções disponíveis para o cliente, e a concorrência do setor alimentício se tornar ainda mais viva.

Nesse sentido, para que os restaurantes possam se destacar em meio a tantas opções e se diferenciar dos concorrentes, tornou-se necessário adotar estratégias de marketing gastronômico para divulgar, atrair e valorizar o que seu restaurante tem de melhor.

5 ações de marketing gastronômico básicas

Se você ainda tem dúvida, de como fazer isso na correria do dia a dia, separamos 5 ações de marketing gastronômico básicas, que todos os negócios podem e devem adotar para se destacar e melhorar o lucro.

Crie uma experiência incrível para o seu público

A primeira ação de marketing gastronômico é criar uma experiência muito satisfatória para o seu público. Para isso, é preciso conhecer seus gostos a fundo.

Você sabe qual é o perfil das pessoas que frequentam ou consomem do seu restaurante? Quais são os hábitos dessas pessoas? E quais suas preferências?

Elas escolhem seu restaurante em momentos de lazer, de comemoração ou ele faz parte do consumo semanal?

Saber essas informações é importante para elaborar uma experiência que encanta através dos pequenos detalhes. É a soma deles que vai conquistar o consumidor.

Até pouco tempo, os consumidores eram classificados por faixa etária, renda mensal, entre outros detalhes que não diziam muito sobre o perfil deles, mas, apenas do poder aquisitivo.

No entanto, com o avanço dos anos, a difusão das redes sociais e dos Apps, diferentes clientes passaram a acessar as mesmas coisas.

Sendo que, aquilo que os conecta, passou a ser o comportamento, as expectativas e o que eles valorizam na hora de consumir - desde o sabor dos pratos, a temática do restaurante, até os princípios da empresa.

Por isso, invista em maneiras de conhecer os gostos do seu público e use todas as possibilidades do marketing digital para se conectar com ele!

Tenha um diferencial

O que diferencia o seu restaurante de todos os outros disponíveis nos Apps?

Além de todas as opções de estabelecimentos disponíveis do mercado, a competição pode ficar ainda mais difícil tendo em vista o preço, cupons de desconto, entre outras coisas que atraem o comprador.

Mas, os empreendedores sabem que competir por preço, nem de longe, é a melhor opção. A chance de existir alguém disposto a cobrar menos é sempre grande e o seu lucro pode ser completamente prejudicado com essa estratégia.

Por isso, investir em algo diferente que caracteriza o seu restaurante, pode ser muito melhor para conquistar os clientes certos.

Você pode se diferenciar pelo atendimento prestativo e personalizado, através de um molho ou maionese da casa que só o seu estabelecimento faz, explorando sabores e combinações novas, criando um cartão de fidelidade, entre outros motivos que possam fazer o seu cliente voltar.

Seja criativo na cozinha

Use a criatividade em benefício dos clientes e do seu restaurante.

Isso, porque, na hora de criar os pratos, você escolhe uma série de ingredientes e combinações que fazem sentido para o seu cardápio e para o gosto dos clientes.

Mas, você já pensou se esse cardápio faz sentido para o seu faturamento em todos os períodos e estações do ano?

Quem trabalha com alimentação, sabe que os preços de ingredientes como legumes podem mudar bastante, e isso depende se, está ou não, na época daquele ingrediente.

Basta pensar em itens como tomates, pimentões, morangos, brócolis, uva, laranja, acerola, entre outros usados em refeições. E sucos e sobremesas, para saber o impacto dessa mudança.

Dessa forma, colocar pratos sazonais no cardápio, pode ser uma forma de marketing gastronômico muito efetiva por dois bons motivos:

• Seus clientes ficarão satisfeitos por terem pratos novos a cada determinado período, sempre preparado com ingredientes frescos da estação.

• Você vai economizar ao comprar os alimentos da estação e terá ingredientes mais saborosos para usar nos pratos.

Invista na apresentação dos pratos

O tempo, o esforço e o dinheiro investido nos ingredientes e na composição das refeições, podem ser pouco ou quase nada valorizados, diante de uma apresentação ruim.

Por isso, investir na apresentação dos pratos, é fundamental para dar uma experiência incrível ao cliente.

Mas, como fazer isso quando a maioria dos pedidos estão sendo feitos por delivery? Nessa hora, as embalagens para delivery se tornaram grandes aliadas dos restaurantes.

Sabendo que o delivery nunca esteve tão em alta, vale a pena investir em embalagens personalizadas com as cores da sua marca. Isso, tem a finalidade de melhorar ainda mais a experiência de quem vai receber o prato em casa.

Vale lembrar que, quando os clientes não vão pessoalmente ao seu restaurante, o momento da entrega se torna a única forma de interação entre o consumidor e o seu negócio.

Por isso, investir na embalagem faz todo sentido nos dias em que vivemos.

Um benefício de trocar as embalagens de isopor ou alumínio por outras de papel que podem ser personalizadas, é que, além de mais bonitas, muitas opções já possuem características como ser antigordura e antivazamento, o que melhora ainda mais esse momento.

Utilize fotos feitas por profissionais que entendem de marketing gastronômico

Por melhores que as câmeras dos smartphones sejam, contar com um profissional experiente vai fazer muita diferença na hora de produzir aquele click superatrativo do seu produto.

Dessa forma, pelo menos uma ou duas vezes no ano, ou sempre que um novo prato for lançado, invista em fotos profissionais para divulgar sua marca.

Muitos profissionais, buscam tornar este serviço mais acessível, utilizam os próprios celulares de última geração para fazer as fotos. Mas, a diferença é que eles têm a experiência necessária e sabem realizar edições e a iluminação para deixar a foto irresistível.

E aí, está pronto para investir em marketing gastronômico?

Em tempos onde as interações são feitas na maior parte, de forma digital, por redes sociais ou Apps, investir no marketing gastronômico para divulgar seu estabelecimento se torna uma boa opção. Valorizar seu produto e melhorar a relação com o cliente, vai trazer impacto positivo para o seu ganho a médio e longo prazo.

Ainda não é tarde para o seu negócio recuperar o tempo que você ficou sem investir em marketing! Crie um planejamento com metas e utilize essas ações para impulsionar os resultados positivos.

Hoje ficamos por aqui. E se você gostou dessa matéria, fique ligado em nosso blog para mais conteúdos como esse!