13/03/2020

Embalagem de produto

O processo de criação e produção da embalagem de produto deve observar, conhecer e obedecer a alguns critérios básicos.


Em primeiro lugar, entendimento do segmento de mercado em que o produto está inserido e todo o seu processo de fornecimento como, canais de comercialização, sistemas necessários para armazenamento, distribuição e logística.


A partir disso, conhecer todas as características da cadeia de produção da embalagem desde o fabricante do substrato até o finalizador ( indústria gráfica ).

Conhecendo toda essa cadeia de fornecedores, é possível oferecer a melhor tecnologia e soluções inovadoras em materiais, formatos, acabamentos etc.


Isso tudo para que, ao iniciar o projeto gráfico e estrutural da embalagem de produto, a solução mais adequada e funcional possa ser oferecida, considerando resistência, proteção, durabilidade, e conservação do produto, desde o embalamento na indústria até o momento do consumo.


Se possível, sempre com tecnologia e/ou design inovadores, de forma que a embalagem do produto se destaque no ponto de vendas frente a concorrência, afinal, são esses os atributos que podem, nos dias de hoje, fazer a diferença em relação às outras marcas, já que, como se diz, “com qualidade não se brinca”, sendo um aspecto intocável e que pode significar vida ou morte de um produto.


Mas essas primícias, que representam o conhecimento técnico necessário de toda a cadeia de produção, só terá valor quando o produto exposto no ponto de vendas atrair a atenção do consumidor, por seus atributos de design e, se possível, da tecnologia que o destaca junto às outras marcas.