Consultoria de Tráfego Pago: saiba o que é e seus benefícios
O investimento em uma consultoria de tráfego pago, pode te ajudar a potencializar todas as ações de captação de leads e organizar melhor seu orçamento. Isso acontece porque você estará deixando em mãos especializadas, as estratégias de marketing digital da sua empresa. E eles conhecem as melhores dinâmicas e ferramentas sobre os links patrocinados.
Dessa forma, seu investimento em tráfego pago vai alcançar mais pessoas e exigir menos tempo do seu trabalho, o que evita o desperdício de verba com a veiculação dos anúncios. Muito atrativo, não é mesmo?
Por isso, nesse texto, vamos te explicar a importância de uma consultoria de tráfego pago, quais são os serviços prestados e como escolher a mais adequada para sua empresa. Continue a leitura e descubra tudo!
O que é tráfego pago?
Todos os acessos a um blog, site, e-commerce ou qualquer página da internet que tenha recebido alguma verba, são chamados de tráfego pago. Com certeza, você já deve ter visto anúncios, também conhecidos como links patrocinados, enquanto estava navegando em alguma rede social. Esses anúncios podem ter tido diferentes CTAs (call to action), convidando-o para entrar em um site, baixar um aplicativo, acessar o marketplace ou curtir alguma fanpage.
Então, a partir do momento que o usuário clica nesse botão, o acesso é contado para o anunciante como tráfego pago. Além disso, em ferramentas como o Google Analytics, todo clique é mostrado dentro do tráfego social. Um outro ambiente muito conhecido pelos links patrocinados, é a primeira página de busca do Google.
Os links são baseados nas palavras-chave e são pagos para estarem no topo da página. Eles são diferentes da busca orgânica, onde as estratégias de SEO valem muito. Nas primeiras colocações, aqueles que aparecem com a palavra "anúncio" ou "ad", são os pagos. Logo abaixo deles, são os orgânicos que não pagaram para estarem lá.
Então, dependendo de qual você clicar, será contado como tráfego orgânico ou pago.
Qual a importância do tráfego pago?
Ao contrário do tráfego orgânico, o pago não tem necessidade de esperar um certo período de tempo para começar a ter os primeiros resultados. Então, você conquista o destaque muito rápido, apesar de pagar por ele. E, somente para o público pré-determinado em seu planejamento. Ou seja, seus anúncios são direcionados ao perfil de público que deseja atingir.
É bom ressaltar que a estratégia orgânica exige uma frequência para que a autoridade seja construída. Sem uma constante dedicação e empenho, fica difícil de ser encontrado por suas personas na internet. A competição no Google e em outros mecanismos de busca é bastante acirrada.
Isso se torna ainda mais importante para aquelas empresas que não são muito reconhecidas no mercado. Então, para ampliar o alcance da sua marca, é fundamental aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.
Por que contratar uma consultoria?
Apensar do grande potencial que o tráfego pago traz, precisa-se dominar os processos, conceitos e atualizações para ter bons resultados. Isso não quer dizer que a criação de links patrocinados seja uma tarefa muito complexa; existem até, algumas ferramentas que oferecem insights que te ajudam.
Mas, para alcançar seus objetivos, é preciso aprender sobre métricas, planejamento e algumas dinâmicas do marketing digital que acabam sendo difíceis para quem nunca teve contato com a área.
Um outro fator importante que pesa na hora da decisão, é a falta de tempo. Com uma consultoria, você não precisa se preocupar com isso, apenas gastar algumas horas para saber de atualizações sobre a campanha e brainstorming.
Serviços oferecidos por uma consultoria
Geralmente, as consultorias de tráfego pago oferecem cinco principais frentes:
1. Alinhar todos os objetivos, para estabelecer as metas da compra de tráfego em conjunto com as estratégias de marketing digital;
2. Criar os anúncios de acordo com os objetivos e o briefing, seguido pela ativação das campanhas estratégicas;
3. Realizar a gestão das campanhas estratégicas, para otimizar o orçamento e render a maior exposição e alcance possível do público que interessa à empresa;
4. Constantes atualizações e correções para as campanhas seguirem uma boa taxa de cliques e conversões;
5. Analisar e mensurar os resultados por meio de métricas e relatórios comparativos.

Quais são os benefícios de contratar uma consultoria de tráfego pago?
Contar com a ajuda de uma empresa e seus profissionais para cuidar do tráfego pago, representa diversas vantagens. Em especial, se o negócio não tiver uma equipe de marketing digital interna. Sem a consultoria, você precisará dedicar um bom tempo para aprender tudo sobre as ferramentas de anúncios, selecionar as preferências das campanhas e estudar o público-alvo para a criação de mensagens efetivas.
Além disso, é preciso entender todos os KPIs para verificar os resultados das campanhas e analisar quais precisam de melhorias.
Então, já deu para notar o quanto essa parceria pode te beneficiar, não é mesmo?
Agora, vou te mostrar algumas outras atividades que a consultoria pode realizar. Confira:
• Diagnóstico;
• Fazer um plano de ação;
• Organizar as campanhas;
• Encontrar a audiência certa;
• Segmentar os leads;
• Criar e analisar métricas.
Por que investir em tráfego pago?
Bom, agora que você viu os benefícios de adotar o tráfego pago em sua empresa, é hora de te mostrar algumas situações em que a escolha faz diferença:
1 - Divulgação de ações específicas
Uma ação específica como, por exemplo, apresentar um novo produto ao mercado, exige respostas pontuais do público. Nesse caso, o tráfego pago impulsiona seus resultados, aumentando o número de pessoas que vão ter acesso ao anúncio.
Além disso, um outro exemplo, é o anúncio de algum desconto como o dia dos pais, dia das mães entre outros. Ou seja, ações com tempo limitado que exigem um bom resultado em poucos dias.
2 - Rápida visibilidade
O tráfego orgânico pode levar meses para alcançar um bom desempenho, mas o pago pode acelerar esse processo. Então, daí que surge sua importância para objetivos pontuais e ações ousadas. Assim, é possível conseguir milhares de vendas em uma semana, por exemplo.
Dessa forma, uma campanha bem estruturada e voltada ao público correto, tem excelentes chances de atingir as metas em pouco tempo, podendo até ser estendida, caso tenha sucesso.
3 - Aumentar a taxa de conversão
A taxa de conversão, nada mais é do que a porcentagem de cliques que concluíram a ação de interesse do seu anúncio. Para ter uma boa taxa de conversão, é essencial adequar todas as suas campanhas aos interesses do público, que são reconhecidos através das métricas.
Então, nesse caso, uma consultoria personalizada ajuda muito.
4 - Melhore sua reputação perante ao Google
Para comparar a reputação dos sites, o algoritmo do Google considera muitos critérios, como o conteúdo relevante e as boas práticas de SEO. Um outro quesito, é ampliar os acessos do site através do tráfego pago. Pois, investir em um link patrocinado, não garante que o público vai clicar nele.
Mas, a veiculação de mensagens de qualidade, chamando a atenção do público e relacionada com as palavras-chave, aumentam muito as chances de ter acessos.
Como escolher a sua consultoria de tráfego pago?
No momento da contratação de uma consultoria, tenha claro em sua mente que a melhor opção é aquela que se adapta aos seus propósitos e necessidades. Isso porque, acaba tratando-se de um serviço personalizado.
Tudo bem se surgirem incertezas na hora de selecionar o seu parceiro. Afinal, ele será responsável por muitas atividades importantes do seu negócio.
Bom, se estiver com dúvidas, siga essas dicas:
• Comece pesquisando o site da empresa, veja avaliações, comentários e a reputação na internet;
• Dê uma olhada em sites como o Reclame Aqui, para ver opiniões de outros clientes;
• Observe os serviços que a empresa oferece e se eles atendem as suas necessidades;
• Converse com alguém que já utilizou o serviço, como um cliente dela;
• Veja se os serviços cabem em seu orçamento de marketing.
Então, uma boa consultoria de tráfego pago, pode oferecer todo o suporte que seu negócio precisa. Alcance seus resultados com rapidez, sendo visto por mais pessoas em um curto período de tempo. Mas, é preciso lembrar que isso só funciona enquanto o seu orçamento durar. Após as campanhas, precisa-se de uma manutenção para manter o interesse dos visitantes, leads e clientes, e construir uma boa relação.
Esperamos que esse texto tenha tirado suas dúvidas. Caso tenha mais alguma, fique à vontade para entrar em contato com a gente. Além disso, aproveite para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas e ficar de olho em nosso blog!
Obrigado pela leitura. Até o próximo texto!