27/03/2020

As 7 razões para contratar uma agência de marketing digital

Praticamente todo mundo tem uma conta em pelo menos uma rede social. As pesquisas não mentem, principalmente quando vemos a incidência no Brasil e como as empresas também se comportam. Ter uma agência de marketing digital para se destacar nesse oceano de perfis pessoais e corporativos é essencial.


O por quê? Vamos aos números:

• O Brasil é o terceiro país que mais usa internet no mundo (9 horas e 14 minutos por dia);

• Considerando acessos apenas por dispositivos móveis, o país é o segundo (4 horas 21 minutos ao dia);

• Cerca de 66% da população brasileira tem acesso à internet;

• Quase 140 milhões de brasileiros estão no Facebook (são 2,3 bilhões no mundo);

• 95% das empresas brasileiras estão nas redes sociais;

• O Facebook é utilizado por 98% das empresas que estão online.


As redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros e, principalmente, das empresas brasileiras. Isso mostra que a concorrência no mundo online também está cada vez maior e mais acirrada. Está, então, cada vez mais difícil se destacar entre tantos perfis.

Não usar uma boa estratégia é pedir para não ser visto dentro desse universo de milhões de contas. Uma agência de marketing digital ajuda a resolver esse problema, já que conta com especialistas que vão entender a necessidade e os objetivos de seu negócio.

Por isso, listamos 7 boas razões que tornam essa parceria tão importante.


1) Uma agência de marketing digital sabe o que é isso de verdade

Todo mundo quer fazer marketing digital, mas pouca gente sabe como ele funciona de verdade. Uma agência de marketing digital, com seus especialistas, claramente sabe o que é isso e como ele funciona.

E é assim: o marketing digital compreende o conjunto de táticas digitais utilizadas para alcançar objetivos traçados. Ele deve ser executado com diferentes estratégias, que podem ser on ou offline, para reforçar a marca e se conectar com o público-alvo para, então, engajar, vender mais etc.

Para fazer isso, alguns passos precisam ser cumpridos:

• Pesquisa

• Planejamento

• Produção

• Publicação

• Promoção

• Propagação

• Personalização

• Precisão


O processo é longo, então precisa de acompanhamento com conhecimento apropriado. Isso vale desde o primeiro momento, quando você ainda traça seu objetivo e descobre quem é sua persona, até a análise dos resultados.

Ter uma equipe multidisciplinar que entende todas essas fases e processos vai fazer a diferença no cumprimento dos objetivos traçados.


2) Redução de custos

Muitas empresas acreditam que comunicação é supérfluo. Que sempre é algo fácil ou rápido de fazer. Que o sobrinho pode resolver com o post no Facebook ou o filho da vizinha com uma arte para o Instagram.

É, na verdade não é tão fácil assim. Já vimos ali em cima quantas fases englobam uma estratégia de marketing digital e só um especialista daria conta de cumprir todas elas com a qualidade necessária.

Levando seu negócio para uma agência de marketing digital, você vai ter um custo, sim. Mas vai ser muito menor do que o dinheiro empregado de forma errada em campanhas para as redes sociais, por exemplo, já que todos os investimentos terão retorno.

Empresas que já possuem departamentos de comunicação também podem pensar nessa migração se quiserem reduzir custos. Terceirizando o serviço, ele é feito do início ao fim com vários profissionais especialistas em cada etapa. Elimina-se, então, gastos com pessoal, equipamentos e algumas burocracias, enquanto, por outro lado, há muito mais recurso, principalmente em tecnologia. Softwares de edição de imagem e vídeo, e serviços de automação de e-mails ou agendamento de postagens são bem caros, mas nas agências, como são usados em pacotes, os preços se diluem entre os clientes e acabam saindo bem mais barato do que ter um contrato apenas para sua empresa. Ou seja, a conta fica com saldo ainda mais positivo.


3) Foco voltado diretamente ao negócio

Se você for o dono e cuidar do marketing de seu próprio negócio, já sabe como é trabalhoso. E sabe também que está deixando de dar atenção a pontos muito importantes nesse tempo.

Ter o apoio de uma agência para cuidar de sua comunicação vai dar espaço para que o core do negócio tenha mais atenção. Isso impacta diretamente em outros setores e, consequentemente, quando a administração, logística e comercial ganham mais atenção, os resultados vão melhorando.

O mesmo vale se o marketing é dividido entre outras pessoas, como o pessoal da administração ou de atendimento, como acontece tanto. Eles não são especialistas, então, além de não alcançarem os objetivos desejados, ainda perdem muito tempo precioso para geração de valor em outros setores.

Além de não ter um trabalho bem feito, os funcionários ficam sobrecarregados e a produtividade só cai.


4) Retorno sobre investimento

Essa é uma sigla bem importante quando se pensa em marketing. O ROI, ou retorno sobre investimento, em português, é autoexplicativo. Ele é o índice que mostra quando a empresa lucrou na comparação com quanto gastou.

Saber fazer essa conta já é uma premissa básica de qualquer agência de marketing digital. Mas ela não é muito familiar a quem não está acostumado a trabalhar com comunicação.

Ela mostra muito sobre as campanhas digitais, que precisam de alguns testes para que a melhor estratégia seja escolhida. Quem não tem experiência com essas ferramentas precisa de muitos e muitos testes para encontrar os melhores resultados. Isso leva aos nossos segundo e terceiro tópicos: esses testes vão custar mais e vão tirar mais tempo de quem os está fazendo, diminuindo o ROI de qualquer tática.


5) Estratégias certeiras

Escolher uma boa estratégia de marketing digital é difícil em qualquer situação. Elas sempre estão seguidas de alguns riscos. Mas quando se tem conhecimento mercadológico, entendimento do negócio e domínio de todas as táticas e ferramentas possíveis, essa missão fica bem mais fácil.

É por isso que uma agência de marketing digital parece fazer milagre quando começa um trabalho do zero ou que não estava indo tão bem assim na mão de alguém que não era profissional.

É escolhendo as estratégias mais certeiras que se alcança os objetivos. Isso, é claro, não vale apenas para o marketing digital. Vale para todo tipo de comunicação. Mas, como esse é o foco da maior parte dos negócios de hoje, fica cada vez mais importante saber como se destacar. Quais as personas, os canais, tipo de conteúdo, investimento, tom de voz... existe uma infinidade de coisas que precisam ser vistas dentro dessas estratégias para que elas funcionem de verdade.


6) Transparência nos processos

As agências trabalham com todas as métricas que envolvem os processos de marketing digital. Periodicamente, esses números são compartilhados com os clientes. Isso faz parte do compromisso de transparência que deve haver no relacionamento.

Números, ideias, criação, planejamento, cronograma. Tudo isso precisa ser compartilhado a aprovado por ambas as partes para que saia do papel.


7) Resultados   

Esse tópico de resultados poderia até fazer parte do anterior, pois deve ser o ponto de maior transparência numa relação entre empresa e agência de marketing digital. Porém, ele também contempla muitas outras responsabilidades.

Os resultados vêm com as métricas que devem ser pré-estabelecidas no planejamento inicial de marketing. Você queria mais seguidores nas redes sociais? Então qual foi o percentual de aumento? Precisava de mais engajamento? Quais foram essas taxas? Queria aumentar as vendas online? Qual foi o faturamento do seu e-commerce no período? Esses números são seus resultados que devem ser muito bem explicados pelos profissionais envolvidos. Com a agência, normalmente eles são apresentados já com novas ideias para os próximos objetivos e campanhas, que vão reforçar essas estratégias iniciais ou não, caso os resultados não tenham sido os esperados.


E quando contratar uma agência de marketing digital?

Se existe tempo certo para contratar uma agência? Não! Mas, essa resposta fará mais sentido quando você souber quais são seus objetivos. Apenas estar nas redes sociais para seus clientes verem suas postagens? Então, talvez sua empresa não precise desse serviço. Agora, se quiser alcançar novos clientes, fazer negócios ou melhorar a reputação da sua marca, já passou da hora de achar uma agência de marketing digital para essa parceria.