11/12/2019

5 Cases de Marketing Alternativo

No mundo de hoje, a criatividade é um bem essencial para qualquer estratégia, princialmente quando quer causar impacto, gerar expectativas e desejo no consumidor. As novas ideias tem um papel principal nesse tipo de jogo: "o que fazer, que represente os valores da minha marca, chame atenção, e não custe os olhos da cara?" 


O Marketing Alternativo chega para responder essas perguntas! Bebendo de outras fontes, seja do Marketing de Guerrilha ou do Advertainment, esse tipo de marketing também busca unir entretenimento com publicidade, focando em ações de baixo custo, para atingir o maior resultado possível. Para isso, é preciso ser ousado, confiar na estratégia e arriscar.

Conheça abaixo 5 cases que selecionamos!



1. BURGER KING vs MC. DONALD’S

De um lado: a maior rede de fast-food de hamburguer do mundo. Do outro: sua maior concorrente. Duas super-potências em uma guerra, que diferente da Guerra Fria, é quente e às claras. Ao longo dos anos essas duas marcas já criaram diversas campanhas com motes que ressaltam sua rivalidade.

A última, lançada em março de 2019 pelo Burger King, se chamava “Anúncio Grelhado”. Foi adicionada uma opção no aplicativo da marca, em que você apontava o celular para anúncios dos concorrentes, e via-os sendo queimados e trocados pela logo do B.K.

Mas vale lembrar a campanha de 2015 do B.K para o Dia da Paz, uma das mais geniais feitas até hoje. Um vídeo que viralizou, e foi legendado inclusive aqui no Brasil (Clique aqui para ver!), uma carta aberta divulgada em jornais americanos e no site https://mcwhopper.com/, propunham a criação do McWhoper, juntando os dois principais lanches das respectivas empresas por um único dia, em uma loja específica dos EUA.

O lucro seria destinado a uma organização que luta pela paz mundial, a Peace One Day. Bacana né? Com isso a marca fez um movimento de xeque-mate, em que qualquer resposta dada pelo concorrente, deixaria o B.K bem na fita. O resultado? Mc. Donalds deu uma resposta vista como “mal educada”, dizendo que tinham apenas uma competição amigável entre negócios, nada parecido como uma guerra, alfinetando o concorrente com “Da próxima vez, um simples telefonema seria suficiente” (Veja a publicação aqui) o que acabou gerando reações negativas para o Mc. Donalds (exatamente do jeito que o Rei dos Hamburgueres estava querendo.)

Já o Giraffas, franquia brasileira, não perdeu a chance de fazer parte dessa “treta” com muito bom humor! (Veja)





2. HBO

Desde antes de deparar-se com a concorrência grande da Netfliix, a HBO aposta em marketing alternativo para divulgar suas séries. É claro que a qualidade das produções ajuda em muito, afinal a maioria é reconhecida mundialmente pela crítica especializada. Aqui separamos duas ações que foram marcantes.

 GoT:

Nem precisamos falar sobre o estouro que foi GoT e o quanto fez a alegria – e o ódio – da população mundial em 2019. A Ação chamada Pelo Trono (#ForTheTrhone) foi um sucesso da HBO que incentivou a doação de sangue para quem precisava (Bleed For The Throne),  e também brindou o imaginário dos fãs com uma verdadeira Caça ao Tesouro, onde 6 Tronos Reais foram espalhados em diversos lugares do mundo, e você precisava descobrir onde estavam a partir de vídeos. Os fãs brasileiros foram presenteados com um trono na Praia das Fontes, Beberibe, Ceará!


 

The Sopranos:

Série clássica e consagrada sobre as complexidades, o cotidiano e as crueldades relacionadas a uma família da máfia italiana. A ação escolhida para impressionar o público, foi a de colocar braços de bonecos em porta-malas nos táxis de NY. Um adesivo no porta malas deixava bem claro que tratava-se de uma série chamada “The Sopranos”.






3. COCA COLA

Não podemos falar sobre marketing alternativo sem citar as ações de vanguarda da Coca-Cola. Sempre com foco em guerrilha, as ações têm o objetivo de reforçar o posicionamento da marca sendo simples, mexendo com o público de forma eficaz e sendo de baixo custo!

A Máquina da Felicidade (2010) foi uma dessas ações inesquecíveis! A brincadeira funcionava assim: a pessoa inseria o dinheiro e retirava uma surpresa diferente, como um sanduíche de metro, ou um ursinho de pelúcia. Confira.

A ação fez tanto sucesso que teve repercussão mundial e foi repetida em diversos lugares do mundo. Aqui, o pessoal de Porto Alegre teve essa sorte!

Aproveitando a mesma lógica, a Máquina da Felicidade para Casais ocorreu na época do dia dos namorados, e não funcionava nem à base de dinheiro, nem de chacoalhada, mas sim de amor! A máquina só funcionava se um casal se beijasse na frente dela. Clique aqui para conferir.






5. KIT KAT

Todo mundo lembra da época em que a NESTLÉ apostou muito em Marketing de Guerrilha para divulgar alguns produtos, como é o caso do KIT KAT. Foram diversas ações ao longo do tempo, com destaque ao banco em formato de Kit Kat e a outra ação que se tornou um grande viral na época: “Meet the Break Machine”. Aproveitando seu slogan “Take a Break”, que significa “Dê um Tempo”, ela criou bancos que monitoravam quanto tempo as pessoas ficavam sentadas, e aqueles que ficavam mais de um minuto ganhavam um Kit Kat. Veja o vídeo.







6. FRONTLINE

Em 2003 a FRONTLINE lançou uma campanha genial em um Shopping dos EUA, basta conferir a imagem para entender a eficácia, principalmente de quem via a imagem de cima.





A Alquati Comunicação Brasileira:

Se é uma estratégia assim que sua empresa precisa, saiba que nosso time está afinado com as últimas tendências mundiais e tem criatividade de sobra. Venha tomar um café e conversar sobre seu próximo Sucesso!